A empresa espanhola NVR, que atua no setor de eficiência energética, irá instalar unidades de produção de energia solar no Piauí. O governador Wilson Martins (PSB) recebeu, na semana passada, no Palácio de Karnak, José Maria Graña Dominguez, diretor da empresa, que pretende implantar inicialmente nove unidades de testes no interior do Estado.
A NVR já possui empreendimentos no Brasil, mas estas serão suas primeiras unidades no Nordeste. “O Piauí tem condições para que a tecnologia solar se desenvolva com força e seja competitiva em relação a outros estados. Fomos muito bem recebidos e esperamos trabalhar em conjunto com o Governo do Estado”, disse José Maria Dominguez.
Inicialmente, a empresa pretende instalar unidades de testes em cidades como Campo Maior, Oeiras e Uruçuí, em função de características climáticas e geográficas favoráveis, além de infraestrutura, como existência de linhões energéticos. “Com essas unidades de testes vamos ter as primeiras medições e pesquisas. A partir daí teremos as primeiras perspectivas de investimentos, dentro de seis ou sete meses”, explicou o executivo.
A reunião foi acompanhada pelo secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luiz Gonzaga Paes Landim. “O Governo do Estado entra com incentivos fiscais ou pontuais, como aqueles relacionados à infraestrutura e apoio logístico. O Piauí tem elevado incidente de radiação solar; o que nos falta é embasamento cientifico-tecnológico, que através dessa empresa e de estudos encomendados pelo próprio Governo poderemos trabalhar e receber investimentos com maior segurança e maior volume”, avaliou o secretário.
Participaram ainda da reunião o senador Wellington Dias e o diretor de investimentos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Luís Carlos Ewerton.