O estande do Espírito Santo na Rio+20 recebeu nesta quinta-feira (21) visitantes internacionais e de outros estados brasileiros que conheceram o potencial sustentável do Espírito Santo, apresentado ao mundo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Alunos de Escolas de Ensino Fundamental e Médio do Rio de Janeiro se inteiraram sobre os Programas Incluir, Reflorestar e Águas Limpas no espaço capixaba, no Pavilhão D do Parque dos Atletas, na Rio+20. O prefeito de Vitória, João Coser, esteve no estande do Governo no início da manhã, e elogiou a iniciativa.
O prefeito da capital degustou o café do Espírito Santo e apreciou a apresentação dos Programas de Governo durante a Conferência. Quem também prestigiou o estande capixaba e exaltou a qualidade do café orgânico do Estado foi o prefeito de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Wainer Machado. “Nosso estande é vizinho ao do Espírito Santo. E esse café é um ótimo cartão de visitas. O Espírito Santo está de parabéns”, declarou.
Visitantes asiáticos, africanos, europeus e de todo o Brasil continuam conhecendo mais sobre os programas de sustentabilidade apresentados pelo Governo do Espírito Santo no estande, como também nas palestras apresentadas por secretários e técnicos do Governo.
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Patricia Gomes Salomão, recebeu autoridades apresentando os projetos de desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.
Nesta quinta-feira, o Projeto de Eficiência Energética em Prédios Públicos Estaduais, desenvolvido pelo Governo do Estado, foi destaque na imprensa nacional, através da coluna on-line do colunista Ancelmo Góis, de O Globo. Ele abriu sua coluna com o título “Governo Sustentável”, citando o êxito do Espírito Santo na redução de gastos com energia elétrica.
O projeto foi apresentado na Rio+20 pelo diretor da Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe), Luiz Fernando Schettino. O case foi apresentado no sábado (16), na palestra “Energia como indutor da sustentabilidade e inovação”.