O deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ) se reuniu em Brasília, nesta quarta-feira (30), com o representante da Organização das Nações Unidas (ONU) David Spevens. Os dois conversaram sobre a instalação do escritório da ONU no Brasil, que ficará na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e tratará, basicamente, da estratégia nacional de redução de risco e desastres naturais.
Glauber é figura de destaque quando se trata do assunto. É de autoria dele a lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, o que mostra avanço do país em relação à prevenção de desastres naturais. De acordo com Spevens, o momento justifica a abertura do escritório no Brasil. “Aproveitamos a ocasião, pelo que vem acontecendo na área de prevenção”, explica.
O escritório está funcionando provisoriamente em um prédio no centro do Rio de Janeiro. “Acredito que por volta de abril e maio vamos inaugurar as instalações definitivas”, disse Spevens, que será o responsável por coordenar os trabalhos do local.
De acordo com o coordenador, o trabalho de prevenção de desastres tem duas dificuldades, a prevenção, no âmbito do governo, e a capacitação de recursos humanos. “Vamos atuar primeiramente nessas duas esferas”, contou.
Ainda segundo Spevens, os estados do Rio de Janeiro (RJ) e Santa Catarina (SC) e o Nordeste serão as regiões de maior atuação em um primeiro momento, justamente pelo histórico de desastres naturais. Também deve ser formado um conselho construtivo, para garantir que todas as ações sejam realizadas de acordo com as necessidades do País.