O Espírito Santo registrou o 4° lugar no ranking de geração de empregos do país em abril de 2014. Quando comparado às demais Unidades da Federação (UF's), o Estado obteve crescimento de 0,61% no estoque de empregos, em relação ao mês anterior (março de 2014). O desempenho do mercado de trabalho capixaba no mês também ficou acima da situação brasileira, que teve média de 0,26%.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado representou a contratação de 4.832 novos empregados com carteira assinada.
Entre os segmentos que mais contrataram, destaca-se o Agropecuário com 3.737 novos postos em abril de 2014, além das atividades de Serviços (+1.334), Comércio (+765), Extrativa Mineral (+146), Administração Pública (+52) e Serviço Industrial de Utilidade Pública (+49). Em contrapartida, registraram saldo negativo (diferença entre contratações e desligamentos), os setores de Construção Civil (-836) e Indústria de Transformação (-415).
Municípios
Entre os municípios avaliados pela pesquisa (aqueles com mais de 30.000 mil habitantes), Linhares registrou o maior saldo na geração de empregos em abril (+824), seguido por Cariacica (+418) e Vitória (+337).