
Foto: Humberto Pradera
A Fundação João Mangabeira (FJM) lançou, nesta sexta-feira (29), o livro ‘História do Partido Socialista Brasileiro – Rio Grande do Sul’ e a edição número 3 dos cadernos ‘Pense Brasil – Meio Ambiente: Fronteiras e Profundidades no Brasil Sustentável’, durante a Conferência Nacional da Autorreforma, que acontece no Rio de Janeiro.
As publicações cumprem o papel da Fundação do PSB de oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas, para contribuir com o debate permanente entre lideranças e militantes do partido.
A publicação da história do PSB no Rio Grande do Sul dá sequência ao lançamento de outros livros sobre a trajetória do partido no Amapá, em Alagoas e em São Paulo.
A versão gaúcha conta a saga do PSB no Estado desde sua primeira assembleia, em 1947, e reúne documentos do acervo do Centro da Memória Socialista, além de depoimentos de filiados.
Para Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, as publicações preservam a história das rotas tomadas pelos socialistas, desde as primeiras deliberações e decisões, e quando o futuro do PSB nesses Estados “ainda não era totalmente discernível”.
Beto Albuquerque, membro da Executiva Nacional do partido, disse que o PSB, ao apostar em uma perspectiva histórica, valoriza as lutas do passado e atualiza o presente para enfrentar os desafios do futuro.
“A Fundação João Mangabeira está escrevendo tudo isso para que ninguém esqueça a nossa história. E quem não esquece a história, tem melhores condições de construir o futuro”, afirmou Beto Albuquerque.
Meio ambiente – A terceira edição dos cadernos ‘Pense Brasil – Meio Ambiente: Fronteiras e Profundidades no Brasil Sustentável’ reúne informações do encontro sobre meio ambiente que ocorreu em outubro no Amapá. No evento, especialistas falaram sobre políticas públicas para a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Para o presidente da FJM, Ricardo Coutinho, o debate em Macapá proporcionou uma compreensão maior da realidade da Amazônia e dos caminhos para o desenvolvimento sustentável da Região. “Seguir propagando as teses do PSB tem sido meta constante da Fundação João Mangabeira”, afirmou.
A revista traz o ‘Manifesto Pense Brasil a favor do Meio Ambiente e do Brasil Sustentável’; e relato de todas as palestras, com destaque para o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PSDA), implantado por João Capiberibe em suas gestões à frente do governo do Estado.
“No evento eu tive a oportunidade de apresentar o PDSA que nós implementamos nos anos 1990. Como resultado, tivemos indicadores sociais muito favoráveis. Nossa economia crescia o dobro da econômica nacional. Multiplicamos a infraestrutura do Estado. O PDSA é um modelo de política pública que pode ser usado em toda a Amazônia e no Brasil”, lembrou o ex-governador João Capiberibe.
Fábio Maia, diretor de organização da FJM, lembrou que cada edição do Pense Brasil é registrada para que a militância do partido possa acompanhar os debates. “Tivemos a edição do Pense Brasil Educação, que aconteceu em São Paulo, do Pense Brasil Estado de Direito e Democracia, que aconteceu em Brasília. Hoje estamos lançando a edição sobre o Meio Ambiente, de Macapá, e vamos ter um novo evento, que dará continuidade ao debate ecológico, o Pense Brasil Amazônia Azul, que será no Espirito Santo, no dia 6 de dezembro”, contou.
Além das versões impressas, os livros da história do PSB nos Estados e os cadernos do Pense Brasil estão disponíveis no site da Fundação, em edições digitais. Acesse:
COLEÇÃO HISTÓRIA DO PSB NOS ESTADOS
CATÁLOGO DE PUBLICAÇÕES DO PENSE BRASIL
Fundação João Mangabeira