A Fundação João Mangabeira (FJM) lança no dia 17 de dezembro o primeiro número da Revista de Políticas Públicas – POLÍTIKA, editada em português e inglês. Em colaboração com a Escola de Governança de Berlim – Humboldt-Viadrina, a revista tem como objetivo operar no âmbito da ciência social aplicada e das experiências concretas de implantação de políticas públicas.
“É uma revista voltada para a publicação de politicas públicas e principalmente para os projetos de governo bem sucedidos que colaboraram para a busca de soluções dos problemas do país”, explicou o presidente da Fundação João Mangabeira e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira.
A Reforma Urbana, bandeira do PSB, é o primeiro grande tema da Revista. São seis artigos que, pela ordem, versam sobre os desafios da Reforma Urbana no Brasil; o tema da segurança sob a perspectiva do Programa Pacto pela Vida implantado em Pernambuco pelo governador Eduardo Campos; a questão da transparência, com a criação de bancos de dados para inibir a ocultação de informações patrimoniais e financeiras; o ingresso de jovens alemães oriundos das escolas no mercado de trabalho; a promoção de burocracias inteligentes em suas relações com as cidades; e as relações das fundações políticas e democracia, no caso alemão.
“Resisti muito à ideia de se lançar uma revista noticiosa ou apenas doutrinária, por isso, nossa revista será dedicada a registrar, apresentar e debater com profundidade e detalhamento as políticas públicas associadas aos temas que afligem o nosso povo e aos desafios do Brasil”, ressaltou Siqueira.
O Editorial da Revista POLÍTIKA também dedica um espaço para o perfil do governador Eduardo Campos, elaborado pelo jornalista Ricardo Leitão.
O lançamento da Revista POLÍTIKA é o último ato de Carlos Siqueira como presidente da Fundação João Mangabeira. Foram, ao todo, oito anos de gestão.
Posse
Na ocasião, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assumirá a presidência da Fundação João Mangabeira, substituindo Carlos Siqueira, que assumiu em outubro o cargo de presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Casagrande foi eleito pelo Conselho Curador da FJM, por unanimidade, no dia 18 de novembro.
Serviço
Lançamento da Revista POLÍTIKA
Posse do governador Renato Casagrande na presidência da Fundação João Mangabeira
Horário: 18h
Local: Salão Verde da Câmara dos Deputados – Brasília – DF