A Fundação João Mangabeira (FJM) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizam, nesta sexta-feira (11), mais uma etapa da Oficina Diálogos do Desenvolvimento Brasileiro com o tema “Educação – Política Essencial para o Desenvolvimento”. O objetivo das oficinas é mobilizar os membros partidários e militantes ao longo do ano de 2013, além de debater assuntos importantes que fazem parte do dia a dia da sociedade brasileira.
O encontro, que será realizado às 14h, na Sede da FJM, é mais uma etapa de um projeto que vem acontecendo desde o início do ano.
Diálogos do Desenvolvimento
A primeira oficina aconteceu no Rio de Janeiro, com abertura oficial realizada pelo governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, e pelo presidente da FJM e primeiro secretário Nacional do Partido, Carlos Siqueira. O tema discutido foi “As políticas sociais e a superação da pobreza”.
Nessa primeira edição foram convidados para a mesa os professores Claudio Salvadori Dedecca, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Amélia Cohn, da Universidade Católica de Santos (SP); e Jesse José Freire de Souza, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).
A segunda etapa das Oficinas Diálogos do Desenvolvimento Brasileiro, realizada na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília (DF), aconteceu após um momento histórico vivido pelo país neste ano de 2013, as manifestações de junho. O tema escolhido para debate foi “Reforma Urbana: é preciso ouvir as reais necessidades da população”.
O encontro foi aberto pelo presidente da FJM e primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira. Que lembrou a importância deste tema na atual situação do país. “É uma das principais demandas reivindicadas nas manifestações que tomaram as ruas das capitais do país nos dois últimos meses”, alertou.
As conferências da segunda oficina foram realizadas pela deputada Estadual Aspácia Camargo (RJ), dos professores Luiz Cesar Queiroz Ribeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ) e Sergio de Azevedo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e do militante Luiz Gonzaga da Silva (Gegê) do Movimento de Moradia do Centro (MMC) e Central de Movimentos Populares (CMP).
A terceira oficina, que acontecerá nesta sexta-feira (10), contará com a presença de Carlos Siqueira, que fará a abertura do encontro. Já a mesa de conferências ficará a cargo de Malvina Tânia Tuttmann, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação; e Cristina Helena Almeida de Carvalho, do Departamento de Educação da Universidade Nacional de Brasília (UnB).
Programação
13h30 –Credenciamento e entrega dos materiais aos participantes
14h –Abertura
Carlos Siqueira – Presidente da Fundação João Mangabeira
14h20 –Conferências
Malvina Tânia Tuttmann – Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação;
Cristina Helena Almeida de Carvalho – Departamento de Educação da Universidade Nacional de Brasília (UnB).
18h –Encerramento.
SERVIÇO
Evento: Oficina Diálogos do Desenvolvimento
Tema: Educação – Política Essencial para o Desenvolvimento
Data: Sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Horário: 13h30
Local: Sede da Fundação João Mangabeira – SHIS QI. 05, Conjunto 2, Casa 2 – Lago Sul, Brasília/DF.