O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou, nesta terça-feira (17), a criação do Observatório da Violência contra Jornalistas. No âmbito da pasta, o órgão irá monitorar os casos de violência contra os profissionais da imprensa e dialogar com o Poder Judiciário e com instituições de segurança pública.
“Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, escreveu o ministro em sua rede social.
O anúncio vem como resposta ao crescimento das agressões contra jornalistas que ocorreram durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. No dia 8 de janeiro, durante os atos golpistas em Brasília de destruição dos prédios dos três Poderes, diversos profissionais foram atacados por bolsonaristas.
A Associação Brasileira de Imprensa chegou a pedir que a Procuradoria-Geral da República abrisse uma investigação sobre os responsáveis pelas agressões. Os ataques, de acordo com a ABI, “não só violaram o Estado Democrático de Direito, mas também outras garantias constitucionais, como a liberdade de imprensa”.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do G1 e Carta Capital