A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) reuniu, nesta semana, no auditório da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana-AP, segmentos institucionais ligados à prevenção para a segurança na navegação ribeirinha do Amapá e do Pará. A reunião foi motivada pela preocupação de erradicar os acidentes com escalpelamento nos barcos ribeirinhos que navegam pela foz do Rio Amazonas.
Junto com o Comandante da Capitania dos Portos do Amapá Lúcio Marques Ribeiro, a deputada Janete Capiberibe convidou representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Amapá, Secretaria Especial da Mulher e da Associação das Mulheres Vítimas de Escalpelamento da Amazônia, prefeitos e representantes dos municípios de Breves, Chaves e Afuá, do Pará, e vereadores de Santana para propor uma campanha educativo conjunta para aumentar a segurança na navegação fluvial e prevenir os acidentes com escalpelamentos.
Ficou decidido que será realizada uma intensa campanha de prevenção contra o escalpelamento em cada um dos municípios participantes e nas embarcações que navegam pelos paranás, furos, igarapés da foz do Amazonas. As prefeituras dos municípios ribeirinhos do Amapá e Pará vão oficiar o pedido de apoio à Capitania dos Portos do Amapá e à Associação das Mulheres Vítimas de Escalpelamento da Amazônia, conforme os calendários de ações que serão formulados conjuntamente para cada município. A campanha será conduzida por uma força-tarefa, incluindo os gestores dos municípios ribeirinhos, Capitania dos Portos, Associação ainda neste primeiro semestre de 2014.
Avanços – A deputada Janete relatou as ações parlamentares que desencadeou em defesa da causa das mulheres vítimas de escalpelamento, desde os primeiros movimentos por ela apoiados, culminando com a aprovação da lei federal que obriga a proteção das partes móveis dos motores das embarcações que provocavam os acidentes – que reduziu em 75% a incidência dessa fatalidade nos rios da Amazônia – até as ações concretas de assistência médica por meio de tratamentos médicos e cirúrgicos reparadores em 64 mulheres e que implantará próteses auriculares em outras 23.
“O êxito que temos alcançado na luta pela erradicação dos acidentes com escalpelamento nos nossos rios – disse a deputada – deve-se à soma de parceiros que têm abraçado a causa”, referindo-se à dedicação da Associação das Mulheres Vítimas de Escalpelamento na Amazônia, presidida por Rosinete Serrão.
Janete mencionou a Associação Brasileira de Cirurgias Plásticas – SBCP – que, no Amapá, realiza os mutirões de cirurgias reparadoras custeados pelo Governo do Estado. Para a deputada socialista as ações de fiscalização e apoio da Capitania dos Portos na distribuição e colocação gratuitas dos kits de cobertura dos volantes e eixos dos motores que provocam os acidentes contribuem de forma decisiva para diminuir o índice de escalpelamentos na região.