A exemplo do que aconteceu nos outros debates desta campanha eleitoral, Geraldo Julio (PSB) foi o candidato a prefeito que mais apresentou propostas na sabatina realizada hoje (15) pela Rádio Jornal. Propositivo, o socialista respondeu com argumentos a todas as perguntas. O destaque ficou para a plataforma de governo para o Recife Antigo. Geraldo anunciou que vai fechar o bairro para o trânsito de veículos aos domingos transformando-o em uma “grande praça”, como acontece na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro.
A ideia de Geraldo é estimular os recifenses a viverem o bairro. “Queria dizer que nós já fizemos a Central do Artesanato, que será inaugurada nos próximos dias; o Terminal de Passageiros e o Museu Luiz Gonzaga, que está em obras. E toda aquela área da beira-mar tem uma concessão que vai virar restaurantes, escritórios, áreas de lazer, cinema e hotéis. E a gente tem que levar moradias para o Recife Antigo também”, destacou Geraldo.
Mediado pelo jornalista Aroldo Costa, o debate da Rádio Jornal também teve a participação dos postulantes Humberto Costa (PT), Daniel Coelho (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Roberto Numeriano (PCB), cuja ida não estava prevista. De posse de uma liminar, Numeriano conseguiu participar do primeiro bloco da sabatina. Contudo, a Rádio Jornal, amparada na Legislação Eleitoral, impediu que ele participasse dos demais. Dividido em quatro blocos, o debate contou com perguntas de ouvintes, internautas, jornalistas e entre candidatos.
Na primeira parte do debate, todos os cinco candidatos responderam a uma mesma pergunta: qual o principal problema do Recife? Na opinião de Geraldo, a saúde pública, indicada por mais de 70% da população recifense como a área mais defasada, será o carro-chefe do seu Governo. Candidato com o maior número de propostas para o setor, Geraldo mostrou ter uma visão abrangente sobre o tema, envolvendo questões de moradia e prática de esportes.
O cuidado com os espaços públicos também fará parte da política transversal adotada pelo socialista a partir de 2013. Questionado por um ouvinte sobre a situação do Parque 13 maio, Geraldo foi contundente na resposta. Disse que vai garantir banheiros decentes, mais limpeza, mais jardins, e mais segurança em praças e parques.
“Fizemos a proposta de dobrar a guarda municipal, de 1.180 para 2.500, colocando-a exatamente nesses espaços públicos, a exemplo de mercados, feiras e praças. Vamos ainda implantar 1.000 câmeras de segurança para monitorar os locais, inclusive no Parque 13 de maio que é muito importante para as famílias e idosos da nossa cidade”, ressaltou Geraldo. O prefeiturável ainda comprometeu-se com a capacitação profissional dos recifenses de todas as idades.
Na rodada em que os candidatos respondiam a questionamentos dos jornalistas, o editor do Blog de Jamildo, Jamildo Melo, perguntou se Geraldo acompanharia o governador Eduardo Campos (PSB) amanhã em um evento da campanha de Fernando Haddad (PT), em São Paulo. “Não vou. Sou candidato a prefeito do Recife. Minha campanha é feita aqui”, declarou.
“Já fui a mais de 50 bairros, já conversei com muita gente. Tenho sido muito bem recebido nas nossas caminhadas. Tem milhares de pessoas nos acompanhando, mostrando que somos a mudança que o Recife espera neste momento, a esperança da vida melhorar. O que eu quero é trabalhar para transformar essa esperança em orgulho”, disse Geraldo.
O candidato do PSB ainda salientou que vai modernizar a coleta de resíduos sólidos investindo em parcerias com as cooperativas de catadores, que serão capacitados. Na Habitação, o socialista quer agilizar a construção das casas, melhorando saneamento básico e retirando os recifenses que moram em palafitas. “Discurso não tapa buraco, não faz casa. O que faz é trabalho, é realização, é disposição, é juntar as pessoas e saber fazer. É encontrar os gargalos e saber vencer. O que resolve é trabalhar muito, ter dedicação”, finalizou Geraldo.
CLIMA – Às 9h30 Geraldo chegou aos estúdios da Rádio Jornal, na Rua do Lima. Foi o primeiro a chegar e o último a deixar o local. Tanto na entrada quanto na saída, o socialista teve a recepção calorosa da militância 40, que, de longe, é a mais animada desta campanha. Confiantes na vitória no debate e na eleição do dia 7 de outubro, Geraldo e o candidato a vice, Luciano Siqueira (PCdoB), foram erguidos pelos cerca de 100 componentes e engrossaram o coro dos principais gritos de guerra da Frente Popular.