Durante encontro no comitê central, o prefeito garantiu que continuará investindo fortemente para garantir do direito à moradia
O prefeito e candidato à reeleição pela coligação “BH Segue em Frente”, Marcio Lacerda, participou nesta sexta-feira (14/09) de um encontro com representantes de Núcleos da Habitação da capital, que entregaram um manifesto de apoio à candidatura do prefeito. Durante o encontro, o prefeito afirmou que vai continuar executando ações para garantir um direito de todo cidadão: a moradia.
Marcio destacou diversas realizações de sua gestão à frente da prefeitura, como a entrega de mais de 5.000 unidades habitacionais, mais de 45% do total de moradias entregues até hoje na capital. Além disso, o prefeito garantiu, mais uma vez, a ampliação deste número. “Vamos entregar mais de 2.000 moradias ainda este ano e outras quase 10 mil estão previstas para 2013 e 2014”, afirmou.
Mais 15 mil unidades habitacionais serão entregues em 2015 e 2016. O prefeito explicou ainda que a prefeitura está estudando a possibilidade de alterar a legislação vigente, facilitando assim a destinação de terrenos para construção de milhares de outras moradias.
Diálogo permanente
A presidente do Centro Comunitário Pró-Construção e Desenvolvimento do Taquaril e militante do movimento pró-moradia, Edneia Aparecida de Souza, explicou a concepção dos movimentos de luta pró-moradia e as razões pelas quais apoia a reeleição de Marcio Lacerda.
“Para nós, a luta pela moradia é muito mais do que constitucional, é uma luta que constrói famílias e garante a dignidade das pessoas. E pela primeira vez, um prefeito construiu um compromisso com a população. Nunca houve planejamento para construir unidades habitacionais e diálogo com os movimentos como estamos vendo agora”, afirmou.
Edneia contou ainda que esteve em Brasília nesta quinta-feira (13/09) para participar de uma reunião com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, que garantiu o cumprimento da Política Municipal de Habitação de Belo Horizonte. A militante explicou que, graças à boa relação do prefeito Marcio Lacerda com o governo federal, 50% das unidades do Minha Casa, Minha Vida em Belo Horizonte serão destinados a pessoas que já estão na fila dos programas habitacionais da prefeitura, sem precisar de sorteio.
“A camisa que temos que vestir é a da pessoa que tem compromisso com os cidadãos. Estamos no caminho certo e com o prefeito certo, porque ele sempre esteve ao nosso lado, defendendo o direito de nossas famílias”, disse Edneia.
Também militante dos movimentos populares, José Igídio do Carmo reforçou o apoio ao prefeito. “Estamos aqui porque acreditamos que Marcio vai cumprir as promessas, lutar pelo Fundo Municipal de Habitação e efetivar as políticas habitacionais de Belo Horizonte. Estamos aqui porque acreditamos que, juntos com o prefeito Marcio Lacerda, vamos conseguir melhorar a qualidade de vida desta cidade”, enfatizou.