O deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ) espera resultados positivos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Municipal de Nova Friburgo (RJ), que vai investigar denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) de desvio de verba pública que deveria ser empregada na recuperação do município, devastado pelas chuvas de janeiro. A CPI começa os trabalhos nesta quarta-feira (3).
A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal aprovou um pedido do deputado Glauber Braga para fiscalizar o Governo do Rio de Janeiro e as prefeituras da região serrana. “A Câmara Federal poderá trabalhar em conjunto com a CPI de Nova Friburgo para descobrir as irregularidades e punir os culpados. Muitas obras ainda precisam ser feitas na região e não é justo que a população seja prejudicada”, disse o deputado nesta quarta-feira.
Do total de R$ 100 milhões enviados pelo Governo Federal aos municípios atingidos pela tragédia, R$ 10 milhões foram para Nova Friburgo. No mês passado, a Polícia Federal apreendeu documentos na prefeitura que, segundo o MPF, a administração local se recusava a fornecer. Os procuradores suspeitam que os documentos estavam sendo adulterados para esconder fraudes.
Além de Nova Friburgo, as denúncias foram feitas contra outros seis municípios da região serrana do Rio de Janeiro. A MPF investiga também fraudes em licitações, cobrança de propina, propaganda indevida e irregularidades na compra de uniformes escolares e medicamentos. No município de Teresópolis, o prefeito foi afastado ontem (2), pela Câmara local, por 90 dias.
Com informações do jornal O Globo