Em comemoração aos 25 anos da Constituição, a Câmara dos Deputados homenageou, nesta quarta-feira (9), os parlamentares e colaboradores que participaram da elaboração da Carta Magna com a Medalha Assembleia Nacional Constituinte. O ato, de requerimento da Presidência da Casa, teve o objetivo de ressaltar as garantias sociais e políticas trazidas pela Constituição.
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) foram agraciados. Outros políticos que integraram o PSB na época também foram homenageados, como Wilma de Faria, integrante da executiva do Partido, Hermes Zaneti e Célio de Castro (in memorian).
De acordo com Gonzaga, é uma satisfação participar desse momento. "Tive a honra de integrar a Assembleia Nacional Constituinte, e aqui, ainda jovem, ter aprovado propostas à Constituição Cidadã", contou.
Dentre as propostas, Gonzaga destacou a aposentadoria de trabalhadoras e trabalhadores rurais e a inserção, no Plano Nacional de Viação e Transportes, da Ferrovia Transnordestina. "Essas propostas estão ajudando a retirar milhões de brasileiros da miséria. Hoje, no meu sétimo mandato parlamentar, posso testemunhar a importância do nosso trabalho na Constituinte de 1988", afirmou.
O parlamentar também lembrou outros benefícios conquistados, como o crescimento econômico do País. "Por exemplo, o Brasil abriu caminho para a globalização, triplicou a produção de grão de exportação, além de outros setores que também se desenvolveram", disse. Para o socialista, nesses 25 anos de Constituição, o Brasil cresceu em tudo. "É um país que a gente vê hoje dentro dos ditames democráticos do direito. E tudo isso a gente deve não apenas aos quase 600 constituintes, a gente deve à sociedade brasileira", destacou.