O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) participou, nesta terça-feira (29), do programa Expressão Nacional, da TV Câmara. O programa foi ao ar às 21h30 e teve como temas o fator previdenciário e a aposentadoria especial.
Também participaram do debate o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); o Secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Rolim e o economista Dércio Garcia Munhoz.
Patriota defendeu a luta contra o fator previdenciário – mecanismo que reduz as aposentadorias. O parlamentar não aceitou a justificativa de que o fim do fator previdenciário desequilibraria os investimentos no País. “Ele penaliza principalmente aqueles que começam a trabalhar mais cedo”, afirmou.
O socialista lembrou que o capítulo referente à Previdência Social, na Constituição de 1988, foi instituído para conceder ao trabalhador, na aposentadoria, a renda mais próxima possível da que ele recebia durante a vida profissional, fato que vem sendo desrespeitado pelos governos, em particular, quando se trata de aposentadorias dos mais humildes trabalhadores.
“Votei contra o fator previdenciário. Acho um absurdo que as pessoas passem vários anos trabalhando pelo país e não possam receber o que lhes é devido e de direito”, defendeu.
O parlamentar ainda afirmou que vai intensificar sua luta e atuação para que o projeto do fim do fator previdenciário seja votado o mais rápido possível.