Em discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (10), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) lamentou o desprezo do Governo Federal com o povo nordestino. Segundo o parlamentar, obras importantes para o Nordeste estão abandonadas, como a transposição do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina.
A transposição do Rio São Francisco prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto ao longo do território de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, para o desvio das águas do rio. Com a transposição as águas abasteceriam as regiões mais carentes e que sofrem com a seca. “A população Nordestina representa 28% dos brasileiros e a disponibilidade de água é de apenas 3%. Os investimentos com a obra são inferiores aos gastos com carros-pipa que não resolvem os problemas dos atingidos pelas secas”, argumenta Patriota.
O descaso com a construção da Ferrovia Transnordestina também preocupa o socialista. A Ferrovia começou a ser construída em 2006, no governo do ex-presidente Lula e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, mas segundo o Ministério dos Transportes, só foram executados 42% dos trabalhos de infraestrutura e 35% das obras de arte especiais. “O Governo quer correr com as obras de estádios e aeroportos para a Copa do Mundo, mas esquece de obras tão que devem melhorar a vida da população nordestina.”
A malha ferroviária, que prevê mais de 2.300 km para ligar o sertão nordestino aos portos de Suape, em Pernambuco e Pecém, no Ceará, beneficiará 81 municípios, sendo 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.
Com informações da assessoria do dep. Patriota