O Governo Federal decidiu abrir mão de qualquer cuidado com a saúde dos brasileiros e aprovou mais 42 novos agrotóxicos para serem utilizados no país, criticou em suas redes sociais o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE).
A decisão foi oficializada na segunda-feira (24), por meio de publicação no Diário Oficial. As substâncias incluem um ingrediente ativo novo (o chamado produto técnico). Os demais são “genéricos” de substâncias e produtos já disponíveis no mercado. ”
“Com mais este acréscimo, chegamos ao impensável número de 211 novas liberações, apenas neste ano. Isso significa mais veneno na mesa de todos. Não podemos permitir que isso aconteça”, disse Carreras.
Integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado é autor de requerimento já aprovado para a realização de audiência pública para debater a liberação indiscriminada de agrotóxicos no país.
“Por isso, vamos promover uma audiência pública com a presença dos ministros da Agricultura e da Saúde, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, para que eles possam explicar os motivos deste aumento e o impacto dessas novas fórmulas na saúde das pessoas”, informou.
“Queremos saber o que mudou de um ano para o outro para que tanto veneno seja liberado em nossos alimentos. Este aumento não pode continuar de forma desenfreada. Nosso trabalho sempre será em favor de uma melhor qualidade de vida para todos. Podem cobrar”, completou o socialista.
A audiência pública ainda não tem data para ocorrer.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional