Por meio do programa PB Rural Sustentável e do Projeto Cooperar, o Governo da Paraíba vai construir 5 mil cisternas aos agricultores familiares residentes na zona rural do Estado. Desse total, 1500 já foram entregues e as outras 3500 serão feitas até março deste ano, somando um investimento de R$ 52 milhões e garantindo acesso à água de qualidade para consumo, com impacto direto sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional..
Os trabalhos intensos na construção de cisternas nos últimos dois anos têm levado a Paraíba a se destacar em nível nacional e a meta é atingir 7.700 cisternas. Segundo a coordenação do projeto, a licitação para a construção de mais 2700 cisternas já está em processo.
O PB Rural Sustentável abrange outras áreas além de cisternas: no campo de segurança hídrica disponibiliza dessalinizadores, sistemas de abastecimentos de água singelo e completos para que possa atender à população rural paraibana. Em todas estas ações estão envolvidos recursos de mais de R$ 400 milhões.
Segundo o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), esse investimento leva para o homem do campo segurança hídrica, possibilidade de melhorar a comercialização e assistência técnica para os agricultores familiares.
“Isso faz parte de um grande guarda-chuva da agricultura familiar, mas o Cooperar tem uma função extraordinária nesse processo de desenvolvimento da agricultura, além disso faz ações nas áreas de distribuição de alimentos, comercialização e passagens molhadas – 35 já foram concluídas e mais 115 que estão em licitação”, enumerou o socialista.
O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba. A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) é parceira no que se refere à assistência técnica e a própria equipe do Projeto Cooperar. Os recursos são oriundos de contrato assinado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba