O Governo de Brasília, administrado pelo socialista Rodrigo Rollemberg, lançou um programa para diminuir os gastos com a manutenção dos órgãos públicos locais. As compras de bens e serviços básicos como papel, água e limpeza serão padronizadas por meio de um portal na internet.
Todos os órgãos do governo de Brasília deverão obrigatoriamente usar a ferramenta, que está em fase de testes na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. O Executivo local estima economizar de 5% a 10% nos primeiros anos.
O Compras DF faz parte de um conjunto de ações para modernizar a gestão fiscal na capital. No início do ano, o governo de Brasília firmou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investir US$ 36,7 milhões no aperfeiçoamento de sistemas de controle de arrecadação tributária.
O recurso será usado na criação de uma rede integrada de dados, no treinamento de servidores e no refinamento da fiscalização tributária. “Nosso programa coloca a eficiência, a transparência e a desburocratização como pilares essenciais na administração pública”, afirma o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
Além da centralização das compras governamentais, o programa de gestão também prevê ações de monitoramento, transparência e medidas contra o desperdício.
As aquisições de itens comuns serão centralizadas e haverá regras para as descentralizadas, aquelas que seguirão sendo feitas de forma direta em cada órgão.
A ferramenta para aquisições por meio eletrônico não teve ônus para o governo, graças ao compartilhamento de dados permitido em um acordo de cooperação com o governo do Amazonas. Os recursos necessários serão custeados pelo Programa de Apoio à Gestão e Integração aos Fiscos do Brasil (Profisco-DF).
Com informações da Agência Brasília