O governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, se reuniu, nesta quarta-feira (06), com os presidentes de duas das maiores empresas de energia do Reino Unido: a British Gas (BG) e a British Petroleum (BP). Nos dois encontros, foram abordadas as perspectivas para o Brasil e as oportunidades de cooperação com o Estado de Pernambuco, principalmente nas áreas da educação e desenvolvimento científico. Para o governador, as duas multinacionais podem contribuir com a formação técnica de jovens que terão grandes oportunidades ao longo dos próximos 20 anos com a exploração do Pré Sal.
"Nossa visão é que Pernambuco, historicamente um entreposto comercial para navios de todo o Mundo, está em uma posição estratégica para oferecer bens e serviços para toda a cadeia de petróleo e gás do Brasil e do exterior. Nosso desafio é suprir a demanda por mão de obra qualificada, investindo de maneira consistente na educação dos nossos jovens", afirmou o governador, em conversa com o presidente da British Gas, Andrew Gould, que se colocou à disposição para um diálogo em torno de oportunidades de cooperação com o Governo de Pernambuco.
"Olhamos com muito interesse para um aperfeiçoamento dos jovens, principalmente em matemática e ciências. Estas são duas áreas estratégicas para o nosso setor, e é nosso desejo ajudar os governos brasileiros nesta tarefa", pontuou Gould. O governador colocou o interesse do Estado em construir uma cooperação em educação e formação profissional em escolas técnicas e de referência, bem como em cursos de nível superior e pós-graduação nas universidades de Pernambuco.
O presidente do grupo British Petroleum, Carl-Henric Svanberg, demonstrou interesse em investimentos estratégicos para Pernambuco, como o Canal do Sertão, e também reforçou o desejo de poder ajudar no crescimento do Estado e do Brasil. "Enxergamos Pernambuco e o Nordeste como ambientes muito importantes para o futuro do Brasil. Temos todo o interesse em contribuir com este processo de desenvolvimento", afirmou. As duas reuniões aconteceram na Embaixada do Brasil em Londres, onde o governador foi recebido pelo embaixador Roberto Jaguaribe.