Cerca de 250 participantes de Paranoá, Itapoã, Varjão, Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal estarão presentes com a proposta de apontar os principais problemas existentes em cada região administrativa
A segunda edição do “DF em Debate: Seminários de Políticas Públicas”, no próximo sábado (9), terá como anfitriã a cidade de Sobradinho. Durante todo o dia, a Fundação João Mangabeira e o PSB do Distrito Federal, realizadores do projeto, iniciarão discussões com moradores de sete regiões administrativas sobre melhorias na qualidade de vida das cidades do DF.
A expectativa é reunir cerca de 250 moradores de Paranoá, Itapoã, Varjão, Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. O encontro, das 8h às 17h, será no Colégio La Salle (Quadra 14 S/N Área Especial 24/27) – Sobradinho I.
Será um dia inteiro dedicado a ouvir a população com o objetivo de apontar o que está errado e fazer um diagnóstico para criação de políticas públicas que atendam às expectativas dos moradores da macrorregião. “É muito importante essa aproximação com os setores organizados da sociedade. Isso dá poder a população e traz, de fato, a ligação entre a política e a comunidade”, explica Marco Dantas, um dos organizadores do evento e presidente do PSB-DF.
As salas reservadas para o debate serão divididas pelos temas: saúde, educação, segurança, esporte/cultura e lazer, cidades (planejamento urbano, transporte e infraestrutura) e desenvolvimento econômico.
Dinâmica do debate
A proposta, explicada pelo secretário de Planejamento do PSB-DF, é reunir moradores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e especialistas para debater, por meio de painéis e salas temáticas, as dificuldades enfrentadas rotineiramente pela população. “E que se torne um momento em que as pessoas se reúnam para pensar juntos as questões das cidades. Pensarem nas propostas que queiram fazer, permitindo a elaboração de programas e a definição de metas”, esclareceu Paulo Salles.
Para confirmar presença é necessário mandar nome completo, indicar a cidade onde mora e número telefônico para o e-mail: [email protected]
Mais informações: www.dfemdebate.com.br
Outras edições
No dia 23 deste mês, o ciclo de debates será promovido no Gama, com a participação dos moradores da cidade anfitriã, bem como de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Santa Maria, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way. As questões locais serão debatidas na Faculdade Faciplac, na Área Especial nº 2 do Setor Leste do Gama, ao lado da fábrica da Ambev.
O ciclo de debates continuará em 2014, quando será a vez de Taguatinga sediar a segunda edição do "DF em debate", no dia 22 de março. Na ocasião, moradores de Brazlândia, Estrutural, Vicente Pires, Águas Claras, Guará, Taguatinga e Ceilândia discutirão problemas locais e apontarão soluções. Local ainda a ser definido. No dia 29 de março, no Plano Piloto, ocorrerá o Seminário dos Segmentos sociais e, finalmente, o Seminário Distrital.
Transmissão online
As edições do projeto serão transmitidas pela TV da Fundação João Mangabeira. Quem não conseguir participar presencialmente poderá acompanhar as discussões pelo site.
Para ter acesso às transmissões online, clique aqui
Confira a programação da segunda edição do “DF em Debate":
Manhã
8h – Acolhida dos participantes, credenciamento e café da manhã
9h – Abertura do evento pelos presidentes da Fundação João Mangabeira, Dr. Carlos
Siqueira, e pelo presidente do PSB-DF Marcos Dantas.
9h20 – Saudação do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e de representante da Rede
Sustentabilidade
10h – Plenária
12h – Apresentação da metodologia dos trabalhos em grupos temáticos
12h15 – Almoço
Tarde
13h30 – Debates temáticos em grupos
16h – Apresentação dos relatórios dos grupos temáticos
17h – Encerramento
SERVIÇO
Evento: 2ª edição DF em Debate
Cidade: Sobradinho
Local: Colégio La Salle – Quadra 14 S/N – Área Especial 24/27 – Sobradinho I
Data: 09 de novembro
Horário: Das 8 às 17h