O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lançou o programa Forma.AI, para qualificação em habilidades nas áreas de ciência, tecnologia, matemática, computação e engenharia, na última quinta-feira (17).
Serão atendidas mais de 10 mil pessoas até 2022, entre estudantes técnicos do Ensino Médio, de graduação e de pós-graduação, professores de Ensino Técnico e Superior, empreendedores e trabalhadores do setor privado.
Com um investimento de R$ 8,12 milhões, o programa vai impactar indiretamente outras 42 mil pessoas.
“Essa é uma iniciativa super importante, que olha para o futuro, qualificando estudantes e profissionais dessas áreas que estão em ascensão. Isso só reforça a nossa agenda voltada para a economia do conhecimento.
O programa é composto de sete projetos: Programa de Residências Tecnológicas (Resitec), Programa de Extensão Tecnológica (PET), PET Social Code, Negócios 4.0, Programa.AI, Prouni-Stricto e Train The Trainer. De acordo com o governo do estado, todos são desenvolvidos visando as necessidades de cada público-alvo e com vistas a prevenir a evasão de profissionais qualificados.
“É um programa importante, que vai capacitar tanto os estudantes como os profissionais que já estão no mercado de trabalho, buscando dar um foco prioritário à questão da ciência e demais áreas. Isso só reforça a economia do conhecimento entrando com muita força em Pernambuco, através do poder público, com a criação de uma política tão importante”, afirmou o socialista.
Durante o anúncio, o governador também lançou o edital Contribuição da Ciência e Tecnologia para Redução da Pobreza Extrema em Pernambuco, com R$ 2 milhões de investimento. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O objetivo do edital, o primeiro focado em desenvolvimento social, vai apoiar propostas que utilizem a Ciência e a Tecnologia para políticas públicas inclusivas de redução de situações de extrema pobreza.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo de Pernambuco