Nesta segunda-feira (30), o Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e as instituições financeiras que operam crédito rural anunciam o Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo – Safra 2012/2013, que vai disponibilizar R$ 2 bilhões para financiar investimentos e custeio das atividades agropecuária e pesqueira no território capixaba. Um recorde para o setor.
A solenidade, realizada no Palácio Anchieta, contou com a presença do Banestes, Bandes, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, SICOOB, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES), Governo Federal e de representações do público beneficiário do Plano, com destaque para Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e Federação das Colônias e Associações de Pescadores e Aquicultores e Federação das Associações de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores do Espírito Santo (Fapaes), todas as instituições que compõem a parceria de realização do Plano Safra 2012/2013.
O valor supera em R$ 200 milhões o montante disponibilizado na safra passada, que também foi um recorde na época. A iniciativa fortalece as atividades agrícolas já consolidadas e incentiva novas culturas e criações.