O Governo do Espírito Santo, administrado por Renato Casagrande (PSB), iniciou a distribuição de cestas básicas aos alunos da Rede Estadual de Ensino nesta segunda-feira (6).
Ao todo, 88 mil estudantes, cujas famílias estão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), serão beneficiados.
O investimento total do Governo do Espírito Santo com esta ação será de aproximadamente R$ 7 milhões.
A entrega segue um cronograma diferente para cada escola e os beneficiários devem aguardar o contato da unidade de ensino que informará a data, local e hora para a retirada dos mantimentos.
Além disso, a entrega segue orientações sanitárias como o respeito a sinalização de espaço para que haja o distanciamento necessário entre as pessoas no local e, assim, evitar aglomeração.
Máscaras de tecido
De dentro das unidades prisionais do Espírito Santo sai o apoio para prevenção ao novo coronavírus. Máscaras de tecido, recomendadas pelo Ministério da Saúde para pessoas não infectadas, estão sendo confeccionada em Colatina e em Aracruz.
No Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), a direção tomou a iniciativa de confeccionar máscaras e de distribuir kits de higiene pessoal para servidores. Mais de 60 servidores foram contemplados e a produção continua para ofertar à equipe de outros presídios.
Já no Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), a produção se faz a partir da doação dos insumos para confecção das máscaras e os internos que participam do projeto estão sendo qualificados por uma voluntária. O material recebido será utilizado na confecção de cerca de 5 mil peças que serão distribuídas entre os servidores da unidade, instituições e asilos do município.
A Secretaria de Justiça (Sejus) do Espírito Santo elaborou um protocolo contra a doença que é seguido por todas as unidades prisionais do Estado. O documento estabelece as diretrizes de cuidado com a saúde e higiene dentro das instalações. As atividades escolares e os cursos de qualificação profissional estão suspensos, assim como a assistência religiosa, que é executada por voluntários de diversas denominações religiosas.
Na última semana, considerando o crescimento dos casos no Espírito Santo, a Secretaria determinou a suspensão das visitas aos detentos e das atividades laborais externas dos custodiados.
A higiene do ambiente de trabalho, que já é feita de forma constante e regular, tem sido reforçada neste período.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Espírito Santo