O governador Renato Casagrande (PSB) lançou, nesta segunda-feira (10), o Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens do Espírito Santo, o EmpregaJUV.
Destinado aos jovens de 16 a 29 anos que frequentam os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) ou que residam nas áreas de abrangência do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o programa vai ofertar 1.120 vagas de cursos de qualificação profissional. O objetivo é oferecer ferramentas e incentivos para que os jovens possam adquirir experiência, qualificação e, consequentemente, aumentar suas chances no mercado de trabalho.
“Investir na juventude é a garantia do presente e do futuro. Os jovens já estão atuando no mercado, liderando processos e construindo famílias. Por isso, a formação pessoal e a busca das oportunidades de emprego são importantes”, destacou Casagrande.
O EmpregaJUV é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES).
“Essa parceria com a Fecomércio, Senac e Sesc vai permitir que a gente forme mais de mil jovens. É uma ação que segue os caminhos trilhados por outra ação de sucesso do governo, que são os CRJs. Atualmente, são 14 centros que servem de referência no país”, comentou o governador.
Durante o curso de qualificação profissional, os participantes ainda terão acesso a benefícios, como uniforme e passagem para deslocamento ao local do curso.
Além disso, contarão com o suporte e assistência oferecidos pelo Sesc, contribuindo para uma experiência completa e enriquecedora ao longo do período de capacitação. Ao término do curso, os jovens participantes serão certificados pelo Senac, reconhecimento que agrega valor ao currículo e amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
No Espírito Santo, existem 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), localizados em 10 municípios (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Aracruz, São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim). Já o Estado Presente em Defesa da Visa contribui com a implementação de ações de prevenção e combate à violência e para a redução dos elevados índices de crimes violentos entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.