
Foto: Governo do Espírito Santo
Mais de 20 milhões de árvores serão plantadas no Espírito Santo até 2033. A iniciativa faz parte do programa “Mutirão das Árvores” e foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB), em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória.
O programa vai começar com mudas sendo plantadas por alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. O objetivo imediato é promover o plantio em áreas determinadas pelos municípios, para a preservação, conservação e restauração dos biomas brasileiros, além de proporcionar que crianças e jovens tenham consciência da importância das florestas.
“Temos que unir todos os programas e plataformas de plantio de árvores em um único lugar para fortalecer esse tema. Iremos apresentar o Mutirão amanhã [sexta-feira, 20] aos meus colegas governadores no Consórcio de Integração Sul e Sudeste para que cada Estado possa fazer sua parte. Temos poucos locais de produção de mudas nativas em nosso Estado e precisamos incentivar esse plantio, além de integrar essa tarefa de plantio de mudas no âmbito das escolas”, afirmou o governador durante solenidade nesta quinta-feira (19).
Para orientar as atividades, o movimento destinará além das mudas, manuais para auxiliar o processo, desde a coleta de sementes/formação até o plantio. A meta do programa é plantar até 2033, um bilhão de árvores em todo o Brasil. O projeto é uma parceria com a Fundação Pitágoras.
“É preciso envolver os municípios, escolas, professores, diretores e toda a comunidade escolar nessa ação. Somente na floresta, com o plantio de árvores, que conseguiremos preservar a biodiversidade e o solo, além de produzir água. Queremos plantar 20 milhões de mudas no Espírito Santo e iniciaremos hoje com essas 500 que estão aqui no Salão São Tiago. Quem está aqui levará uma muda para casa e ajudará neste início de programa”, acrescentou o governador Casagrande.
Durante o evento, que contou com a presença de professores, organizações ambientais, representantes dos poderes Público, Judiciário e do setor produtivo, o Governo do Estado também anunciou um Edital para financiamento de construção de viveiros.
Com informações do Governo do Espírito Santo