O Governo do Ceará está transformando a infraestrutura dos equipamentos de saúde, educação, turismo e segurança. Do início da gestão do Governador do Estado, Cid Gomes (PSB), em 2007, até o final de 2012, estão sendo investidos R$ 3.131.233.579,97. São 1.095 obras, entre em andamento e concluídas, realizadas através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e fiscalizadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE).
Atualmente, está sendo executado no Ceará 280 obras de edificações, com investimento de R$ 817.074.709,82. Como o Acquário Ceará; Escolas Profissionalizantes e de Ensino Médio, Quadras Poliesportivas, PEFOCE de Tauá, Policlínicas e UPA's, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, dentre outras, dentre outras. Além disso, consta no DAE 88 processos em licitação. Segundo o Superintendente do DAE, Quintino Vieira, “ na Diretoria de Arquitetura, no momento, está sendo analisado 355 projetos arquitetônicos, entre estes a restauração do Cine São Luiz, reforma do Arquivo Público, reforma do Museu do Ceará, a Defensoria Pública de Sobral, entre outros. Vale ressaltar que os projetos citados foram elaborados pelo DAE”.
Com a padronização dos equipamentos de edificações do governo o cidadão pode desfrutar da mesma infraestrutura em qualquer lugar do Estado, seja na área urbana ou rural. Na educação os jovens cearenses já estudam em Escolas Profissionalizantes e de Ensino Médio; na saúde são Policlínicas, Centros Odontológicos, UPA's e dois Hospitais nas Regiões Norte e Sul do Estado; o turismo possui um dos maiores e mais modernos Centros de Eventos da América Latina e o Aeroporto de Aracati; na segurança a PEFOCE (antigo IML) foi reformada e ampliada. Para as obras da copa a Arena Castelão foi o primeiro estádio a ser inaugurado no Brasil.