O Brasil continua avançando na Prevenção a desastres. Em abril desse ano, foi sancionada pela presidência da república a primeira lei nacional voltada para a prevenção a desastres naturais, escrita pelo deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ). A nova legislação tem o objetivo de preparar o Brasil a curto, médio e longo prazo para evitar novas tragédias climáticas, dividindo responsabilidades e deveres nas três esferas governamentais: municipal, estadual e federal.
Agora, o Governo Federal lançará uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vai reunir ações específicas para a prevenção de desastres naturais no país.
Desde que aconteceu a tragédia na Região Serrana do Rio, em janeiro de 2011, o Deputado Glauber tem buscado constantemente ações de prevenção. Ele procurou diversas vezes o Ministro da Integração, Fernando Bezerra (PSB) solicitando auxilio. “Busquei a garantia que os municípios atingidos em 2011 fossem priorizados no PAC da Prevenção e agora tivemos o retorno que a nossa solicitação vai ser atendida”, disse.
Em seguida, o parlamentar contou que serão liberados recursos para construção de muros de contenção, drenagem, contenção de cheias e erosão pluvial. “Esse com certeza, é mais um passo importante que estamos dando”, afirmou Glauber.