A Secretaria Nacional da Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em 50 municípios piauienses por causa da seca com base em decreto assinado pelo governador do Estado, Wilson Martins (PSB), no fim de março. A portaria de reconhecimento já foi publicada no Diário Oficial da União.
No Piauí, 75 municípios decretaram estado de emergência até o momento. Do total, 53 foram reconhecidos pelo Governo do Estado. A Secretaria Estadual da Defesa Civil espera o reconhecimento do restante para poder atuar no atendimento às vítimas da seca.
As chuvas abaixo da média, principalmente na região do Semiárido piauiense, comprometeram as plantações e até o consumo humano, fazendo com que boa parte da população da zona rural tenha que ser abastecida através de caminhões pipa.
Informações da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e Emater dão conta que, devido a estiagem, em muitos municípios do Estado os agricultores sequer conseguiram plantar. Quem plantou, perdeu.
Este ano, o programa Garantia Safra, gerenciado no Estado pela SDR, inscreveu 89,8 mil pequenos agricultores. Caso percam pelo menos 50% da safra, cada um deles terá direito a um seguro de R$ 680, pagos em quatro parcelas de R$ 170.