O plenário da Câmara dos Deputados impôs na noite desta terça-feira (14) nova derrota ao governo Bolsonaro ao aprovar, por 307 a 82 votos, a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Weintraub terá de prestar esclarecimentos ao Congresso sobre o bloqueio de 30% no orçamento de universidades públicas do país. A sessão terá início às 15h desta quarta-feira (15).
“O governo Bolsonaro está promovendo uma caça às bruxas contra as universidades e instituições de ensino do país. Essa reação da quase totalidade dos partidos da Câmara mostra que o Parlamento não ficará parado, assistindo o desmonte da educação pública superior. Nossa reação já começou”, declarou o líder da Oposição, deputado federal Alessandro Molon, logo após a votação.
O ministro deve ser questionado sobre o bloqueio de R$ 7,3 bilhões, que afetam do ensino infantil à pós-graduação.
Ao menos 75 das 102 universidades e institutos federais do País convocaram protestos para esta quarta-feira, em resposta aos bloqueios de 30% determinados pelo Ministério da Educação (MEC). Elas terão apoio de universidades públicas estaduais de diversos Estados.
Um dos alvos do protesto, o ministro da Educação Abraham Weintraub, disse ontem que as universidades precisam deixar de ser tratadas como “torres de marfim” e não descartou novos contingenciamentos.