A solidariedade e a cooperação entre Estados estão sendo as principais motivações dos governos do PSB no Espírito Santo, na Paraíba, no Maranhão e no Recife em favor das vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o dia 27 de abril.
Segundo o último relatório da Defesa Civil do RS, emitido nesta quarta-feira (8), às 9h, 414 municípios foram afetados e 1.450.078 pessoas foram afetadas. Mais de 66 mil pessoas estão em abrigos e quase 160 mil estão desalojadas. Até o momento, foram confirmados 95 óbitos, 128 desaparecidos e 372 feridos.
Do Espírito Santo, uma equipe formada por militares do Corpo de Bombeiros do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd) está atuando no Estado gaúcho desde domingo (5), auxiliando nas buscas e no atendimento às vítimas das chuvas. Também integram a equipe dois cães de busca.
O comboio é composto por duas caminhonetes, um micro-ônibus, um caminhão e um reboque para o transporte dos cães. A guarnição está levando, ainda, quatro embarcações, dois drones e equipamentos de busca e resgate.
“O Espírito Santo sofreu recentemente com as fortes chuvas que atingiram 13 municípios e deixou um rastro de destruição e, infelizmente, com perdas de vidas. Agora vemos o mesmo acontecer no Rio Grande do Sul. Prontamente coloquei nossa estrutura à disposição do governador Eduardo Leite e estamos enviando militares e cães para ajudar na busca de vítimas. Nesse momento é importante que todos possam ajudar e como temos um Corpo de Bombeiros referência no Brasil, vamos poder ajudar no que for possível”, afirmou o governador Renato Casagrande (PSB).
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), também enviou nesta segunda-feira (6) equipes de bombeiros militares especialistas em desastres para auxiliar no resgate e salvamento de vítimas no RS. Ao todo, foram enviados 18 militares, como também viaturas de busca e salvamento, botes infláveis de salvamento e uma viatura de canil para transporte de dois cães farejadores para este tipo de ocorrência.
Do Governo do Maranhão, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar qualificada para atuar em desastres também foi enviada nesta segunda-feira (6). Foram destacados 19 militares, que terão o apoio de três cães farejadores, e estarão equipados com materiais específicos para este tipo de combate (barraca de acampamento, bote inflável com motor, equipamentos de mergulho, além de itens para uso em águas rápidas como coletes especiais, flutuadores, cabos para ancoragem, monóculo termal, roupa especial de mergulho, entre outros). E ainda moto aquática, van e duas viaturas tipo pick-up.
O governador Carlos Brandão (PSB) destacou o reforço dos militares maranhenses para ajudar o povo do RS neste momento de calamidade pública. “Nossa solidariedade ao povo gaúcho e ao amigo Eduardo Leite se estende em ações. Estamos enviando 18 militares do nosso Corpo de Bombeiros para auxílio das vítimas no Rio Grande do Sul. A equipe conta com três cães de resgate e ajuda humanitária. Contem conosco”, ressaltou.
A presença das equipes na ação humanitária fortalece as operações de resgate e assistência às vítimas das enchentes e simboliza a união de esforços nacional, neste momento de crise.
A prefeitura do Recife enviou doações de materiais para auxiliar as pessoas que estão desabrigadas em Porto Alegre. Segundo o prefeito João Campos (PSB), foram doados 500 colchões, 500 kits de higiene pessoal e 500 kits de limpeza.
“Os itens enviados estavam no estoque da Prefeitura da Cidade do Recife e serão repostos imediatamente. Por outro lado, a doação deve servir para amenizar um pouco os desafios enfrentados pelos gaúchos durante esse período emergencial. Mais do que a própria carga remetida em si, a ação solidária demonstra o espírito de colaboração entre os municípios brasileiros diante de desastres naturais”, destacou o prefeito.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional