O prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), assinou termo de adesão do Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur) para incluir Guarulhos na lista de cidades que acolhem refugiados.
A partir de agora, Guarulhos integra o programa #ComOsRefugiados e terá a responsabilidade de prover acolhimento humanitário, acesso a serviços básicos, garantia de direitos e promover ações afirmativas e inclusivas para asilados.
“Guarulhos, assim como todo o Brasil, sofre com problemas estruturais e econômicos, mas é, acima de tudo, uma cidade que acolhe”, disse Guti, durante a assinatura do termo, durante o 1º Fórum de Direitos Humanos, no início do mês.
O socialista enfatizou que fará o esforço necessário para implantar políticas públicas que garantam dignidade e qualidade de vida a imigrantes.
Com mais de 68 milhões de refugiados, o mundo vive atualmente uma de suas maiores crises humanitárias. O número de desterrados da Venezuela, por exemplo, atingiu 3 milhões de pessoas. Desse total, 2,4 milhões foram para países da América Latina e Caribe.
Com informações da Prefeitura de Guarulhos