A Câmara lançou nesta quarta-feira (20) a Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar do Brasil, com o intuito de fortalecer o setor e servir de mediadora entre entidades da sociedade civil e o Congresso Nacional. O proponente do grupo e presidente do colegiado, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), agradeceu a todos os presentes e destacou outros objetivos da Frente, como recolher demandas da agricultura familiar, analisá-las e propor Projetos de Lei.
“Além disso vamos trabalhar na articulação de mecanismos de integração, promover debates, seminários e congressos e desenvolver campanhas de informações a sociedade brasileira sobre a importância desse setor para a segurança alimentar da população em geral”, disse Schuch. O socialista também frisou que vai manter relação de intercâmbio com entidades públicas e privadas brasileiras ou estrangeiras, que tenham trabalho relacionados à agricultura.
A deputada Tereza Cristina (PSB-MS) foi uma das convidadas do presidente da Frente para compor o grupo de trabalho. “Estava mais do que na hora, dessa Frente fazer parte dos nossos trabalhos e tenho certeza que ela começará forte e atuante. Tenho pensado muito a respeito do momento que estamos passando no Brasil e nesse segmento não é diferente. Aqui teremos um lugar para debater e traçar novos rumos aos agricultores, lhes oferecendo capacitação e estrutura técnica para seguir garantindo o alimento na mesa dos cidadãos.”
Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) estiveram presentes para prestigiar o lançamento da Frente. Na opinião do deputado Paulo Foletto (PSB-ES), a missão dessas entidades é fortalecer ainda mais o trabalho da Frente. “Assim como o apoio que temos dos nossos Estados para favorecer a agricultura familiar, esperamos que toda organização de políticas públicas também venham de encontro com este grupo. Nossa bancada capixaba está a disposição de todos nessa missão do Congresso”, destacou Foletto.
Também participaram do evento os deputados socialistas José Stédile (RS), Rodrigo Martins (PI), Adilton Sachetti (MT), Bebeto Galvão (BA), Luiz Lauro Filho (SP), Vicentinho Junior (TO), Tenente Lúcio (MG), Luciano Ducci (PR) e João Fernando Coutinho (PE). As reuniões da Frente Parlamentar terão caráter público e a data do primeiro encontro será definida em breve.