O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu pela primeira vez a Presidência da República no início da noite deste domingo (22). Este também é um marco histórico para o PSB que, pela primeira vez, está representado no gabinete presidencial.
Alckmin será o chefe do Poder Executivo com a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua primeira viagem internacional desde a sua posse para participar da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na Argentina. Lula terá uma série de encontros com chefes de Estado da América Latina, incluindo o presidente argentino, Alberto Fernández. Na quarta-feira (25), ele vai para Montevidéu, no Uruguai, onde também deverá encontrar o presidente Luis Alberto Lacalle Pou e o ex-presidente José Mujica.
“O presidente Lula vai à Argentina e ao Uruguai estreitar os laços políticos e econômicos com nossos vizinhos e grandes parceiros comerciais. Com orgulho e lealdade, assumo o governo, procurando honrar os compromissos de Lula com todos os brasileiros”, afirmou Alckmin em suas redes sociais.
O primeiro compromisso na agenda presidencial de Alckmin foi uma reunião com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, nesta segunda-feira (23).
Também atual titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alckmin concorreu ao Palácio do Planalto em 2006 e 2018. Médico e nascido no interior paulista, foi quatro vezes governador de São Paulo, vice-governador, deputado federal, deputado estadual, prefeito de Pindamonhangaba e vereador.
A troca entre Lula e Alckmin seguirá até o dia 26 de janeiro, próxima quinta-feira.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do UOL, O Globo, Correio Braziliense, Metrópoles