Presidente da bancada do Rio de Janeiro no Congresso Nacional, o deputado federal Hugo Leal (PSB-RJ) apresentou um requerimento para criar uma comissão externa especial para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do Estado.
O objetivo é identificar como os deputados podem contribuir, por meio de proposições legislativas, para diminuir a violência no Rio de Janeiro e analisar as causas que levaram o Estado ao colapso na segurança.
“É obrigação do Legislativo acompanhar de perto uma crise tão significativa que provocou a medida excepcional que é a intervenção”, destaca Leal.
O deputado defende que a intervenção no Estado anunciada pelo presidente Michel Temer priorize ações de inteligência. “Nós temos que evitar que a violência seja combatida com mais violência: esperamos, nesta intervenção, que as forças de segurança priorizem a prevenção, a estratégia, a informação, a inteligência”, afirma.
O parlamentar pediu apoio de seus pares à instalação da comissão durante a reunião que formalizou a intervenção, no último sábado (17).
Para Hugo Leal, a intervenção é fundamental para a superação da crise vivida pelo Rio.
“Não será fácil esta fase, mas o Legislativo deve cumprir o seu papel de fiscalizar e propor soluções”, ressalta.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da assessoria de imprensa do deputado