O candidato a prefeito de Campinas pelo PSB, Jonas Donizette, está isolado na liderança da segunda pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta, com 50% das intenções de voto. O candidato do PT, Márcio Pochmann, que tinha 1% na avaliação anterior, de 20 de julho, subiu para 8%. Tecnicamente, o petista agora está empatado com o segundo colocado, o prefeito Pedro Serafim (PDT), que caiu para 12%.
Cumprindo mandato tampão, após eleição indireta em abril deste ano, Serafim perdeu cinco pontos percentuais, enquanto seus adversários registraram aumento – Jonas subiu sete pontos percentuais e Pochmann seis. Os demais candidatos, Arlei Medeiros (PSOL), Doutor Campos (PRTB), Rogério Menezes (PV) e Silvia Ferraro (PSTU) aparecem com 1% das intenções de voto cada.
A margem da erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos. O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 27 e 29 de agosto. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de Campinas. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-00600/2012.
A pesquisa foi encomendada pela afiliada da Rede Globo.
—
Jonas Donizette ao G1: "Recebo o resultado com gratidão ao povo de Campinas e simbolizando que a população está recebendo bem a nossa mensagem de mudança para a cidade. Principalmente dos valores éticos na administração pública."