A 12 dias da eleição, nova pesquisa mostra que o prefeito e candidato seria reeleito com 58,7% dos votos válidos; oponente fica estacionado nos 30%
Pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada nesta terça-feira (29) pela Rede Globo Minas confirma a liderança de Marcio Lacerda com 47% das intenções de voto. No levantamento anterior, divulgado no dia 5 de setembro, Marcio tinha 44%. O candidato do PT ficou estacionado nos 30% e Marcio Lacerda ampliou a vantagem para 17 pontos percentuais.
Ao tomar conhecimento do resultado, durante evento na Pampulha, Marcio comentou: "A palavra de ordem é acordar mais cedo e dormir mais tarde nesses 12 dias para ampliarmos essa vantagem", afirmou.
A nova pesquisa do Ibope confirma os dados de outros levantamentos, que apontam Marcio Lacerda sempre com vantagem de no mínimo 14 pontos percentuais. A diferença vem sendo mantida desde o início da campanha eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte, em julho. No período, foram divulgadas 14 pesquisas e Marcio lidera em todas elas.
De acordo com o Ibope, os outros candidatos somam 3%, votos brancos e nulos totalizam 8% e os que não sabem ou não quiseram responder a pesquisa atingem 12%. Dessa forma, contabilizando os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos e nulos, como prevê a Lei nº 9.504/2007, Marcio seria reeleito no primeiro turno com 58,7% dos votos.
O Ibope ouviu 805 pessoas entre os dias 22 e 24 deste mês e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00627/2012.
Outros candidatos segundo a 5ª pesquisa Ibope:
Vanessa Portugal (PSTU) atingiu 2% na pesquisa divulgada nesta terça-feira, enquanto Maria da Consolação (PSOL) ficou com 1%. Os candidatos Pepê (PCO), Alfredo Flister (PHS) e Tadeu Martins (PPL) não atingiram 1% das intenções de voto, cada um. Brancos e Nulos somaram 8%, ao passo que o percentual de pessoas que não sabiam ou não quiseram responder à pesquisa ficou em 12%.
O candidato mais rejeitado pelos eleitores da capital mineira, conforme a pesquisa, é Pepe (PCO), com 21%. Márcio Lacerda alcançou um índice de rejeição de 17%, mesmo percentual dos que declararam que não votariam em Patrus.
O Ibope também simulou uma possível disputa entre os dois candidatos mais bem colocados, Marcio Lacerda e Patrus Ananias. Nesse cenário, Lacerda obteve 48% das intenções de voto e Patrus Ananias 33%. Brancos e Nulos somaram 7% e 12% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 0067/2012. O Ibope entrevistou 805 pessoas entre os dias 22 e 24 de setembro.