
Foto: Paulo Sérgio/Agência Câmara
O projeto ‘Nossa Escolha’, do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), permite que a população determine o destino de parte das emendas a que o parlamentar tem direito.
Em sua quarta edição, a iniciativa vai destinar 6 milhões de reais do Orçamento da União para financiar oito projetos escolhidos por meio de votação popular em áreas como Saúde, Educação e Cultura.
Na segunda-feira (7), a “Nossa Escolha” divulgou as propostas vencedoras, que receberão os recursos no ano que vem. Desta vez, a mais votada vai financiar tratamento do câncer ocular pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). As emendas serão todas para o Rio de Janeiro, estado que o deputado Molon representa.
Nesta edição, participaram 29.183 pessoas que distribuíram 160.524 votos nos 39 projetos selecionados. As propostas foram indicadas por meio de edital de seleção pelo site nossaescolha.com.br.
“Além de democratizar o acesso ao Orçamento da União, queremos criar uma rede de fiscais voluntários que vão monitorar se as emendas indicadas estão mesmo saindo do papel”, afirma texto do projeto.
Também na área da Saúde, foi contemplado um projeto de melhora do acesso no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, no Rio, de exames ambulatoriais para diagnóstico e tratamento de câncer de endométrio.
Também foi aprovado um projeto para a modernização do parque de bibliotecas da UFRJ e um de incentivo à agricultura familiar.
Dentre as emendas propostas nos últimos anos, o mandato já garantiu verba para instituições de Ensino Superior (como UFF, UNIRIO, UFRJ, UERJ), compra de tablets para escolas, manutenção do Museu Nacional, apoio a Unidades de Saúde de diversos municípios do Rio de Janeiro, aquisição de equipamentos para Conselhos Tutelares, e implementação de Unidades de Conservação da natureza, entre muitas outras iniciativas.