As inscrições para o Prêmio ODM Brasil foram prorrogadas até o dia 19 de agosto. Com o objetivo de trazer maior incentivo às práticas sociais, valorizar e dar maior visibilidade para essas ações, a premiação está em sua 5ª edição. Prefeituras e organizações sociais podem participar e inscrever seus projetos e trabalhos relacionados ao desenvolvimento social do país.
O Prêmio tem também o objetivo de desenvolver um banco de práticas bem-sucedidas, que seja referência de política pública para sociedade e governos; e reconhecer publicamente os esforços em favor dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
No ano de 2000 a ONU definiu os ODM a serem desenvolvidos até 2015. Dentro desses 15 anos é preciso desenvolver trabalhos e ações relacionadas à:
· superação da pobreza extrema e da fome;
· cooperação para o desenvolvimento.
· garantia da sustentabilidade ambiental;
· promoção da igualdade entre homens e mulheres;
· autonomia das mulheres;
· melhoria da saúde de gestantes;
· redução da mortalidade infantil;
· assegurar que todo cidadão tenha – pelo menos – o ensino fundamental;
· combate à AIDS, malária, tuberculose, hanseníase, entre outras;
Foram realizados seminários em todos os estados brasileiros para estimular os gestores públicos, as organizações sociais e a população em geral a desenvolver e inscrever projetos alinhados com os ODM; disseminar a política de municipalização dos ODM; além de divulgar a 5ª edição do prêmio.
Serão selecionados 60 inscritos, desses, 30 serão premiados. Para o concurso, são utilizados os seguintes critérios na escolha: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.
As prefeituras e organizações sociais (ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais), que tenham projetos, ações e iniciativas que se encaixe nos pontos, objetivos e critérios definidos, podem fazer suas inscrições, gratuitamente, até o dia 19 de agosto, no site www.odmbrasil.gov.br. No portal também é possível obter mais informações e detalhes sobre o prêmio.