O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou investimento de R$ 18,5 milhões no complexo turístico do Vale dos Dinossauros, um dos principais sítios paleontológicos do país, localizado em Sousa, Sertão do Estado.
O local abriga as maiores e mais bem preservadas pegadas de dinossauros da América Latina. A proposta é transforma-lo em um centro de atração turística de grande porte, capaz de atrair visitantes de todo o país e até do exterior.
O investimento faz parte de um circuito turístico mais amplo idealizado pelo governador, que incluirá também o telescópio Bingo, em Aguiar, e o Museu da Arqueologia da Paraíba, a ser inaugurado em Cajazeiras.
Entre as principais ações previstas está a construção de uma grande cobertura para proteger as pegadas das intempéries, o que garantirá a preservação desse patrimônio natural único.
“Estamos comprometidos em proteger essa riqueza arqueológica e em ampliar as oportunidades de turismo em nossa região. O Sertão paraibano tem um potencial enorme, e com esse circuito turístico, que inclui o Vale dos Dinossauros, o telescópio Bingo e o Museu de Arqueologia, vamos transformar a realidade econômica e cultural de todo o Sertão,” afirmou o governador.
No Vale dos Dinossauros está localizado o Sítio do Serrote do Letreiro, que foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o primeiro sítio no mundo em que foram encontradas pegadas fossilizadas de dinossauros em conjunto com a arte rupestre de povos pré-coloniais.
O plano estratégico do governo busca promover o turismo como um motor de desenvolvimento regional, com a expectativa de que as melhorias no Vale dos Dinossauros atraiam um número crescente de visitantes, gerando emprego e renda para a população local e fortalecendo a identidade cultural e histórica da Paraíba.
Com informações do Repórter PB