O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou, nesta quinta-feira (13), cerca de R$ 11 milhões em investimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea 2024 (PAA-CDS). Serão mais de R$ 5,4 milhões vindos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e o mesmo valor com recursos próprios do Tesouro estadual, para ampliar o número de municípios e de agricultores contemplados.
O PAA-CDS é um programa do Governo Federal, gerido pelo governo estadual, que fortalece a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda, promovendo o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Azevêdo ressaltou a importância dos investimentos na ampliação do programa. “A minha lógica de gestão pública é sempre entender que você tem de avançar. Eu percebi que se o Estado colocasse investimentos na mesma proporção que o Governo Federal colocou, iríamos beneficiar mais 1,2 mil agricultores e permitir a inclusão de mais municípios que ficaram de fora”, disse, destacando que a Paraíba foi o estado que mais recebeu recursos do PAA-CDS.
“Que alegria um momento como este. Fazer gestão pública, eu sempre digo, é cuidar das pessoas. E, quando vejo um programa como este, que beneficia dois segmentos, fazendo exatamente isso, cuidar das pessoas, cuidar de quem produz e de quem precisa, a alegria é renovada. O PAA tem uma importância muito grande”, observou o chefe do Executivo.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra (PSB), evidenciou a importância do programa no combate à fome e à miséria. “Este é um dos programas mais bonitos da área social, porque ele tem dois lados: de um lado a gente compra os produtos da agricultura familiar, sem atravessador, fazendo com que toda a produção tenha a compra certa e um preço justo. De outro lado, na cidade, a gente alimenta quem está em insegurança alimentar. Alimento é um direito de todos, e a gente entende que focar o PAA em quem mais precisa é importante no combate à fome e à miséria”, acrescentou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba