Com o objetivo de preparar a militância socialista para a participação na 3ª Conferência Nacional de Jjuventude, a JSB Nacional lançou uma cartilha com informações sobre todas as etapas, prazos e temas a serem discutidos na Conferência. A cartilha também apresenta orientações para as etapas preparatórias livres e eletivas (municipais e estaduais). A Conferência Nacional acontecerá entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2015, em Brasília (DF).
A dimensão nacional e internacional da gestão de políticas de juventude é uma realidade. Os jovens de todo o mundo estão cada vez mais interessados em discutir seus direitos e também os problemas enfrentados no cotidiano, além de estudar e formular as políticas públicas. No Brasil, o tema ganhou importância a partir de 2003, fruto das ações de milhares de jovens de todo o país que, mobilizados e organizados, reivindicaram de forma democrática seus direitos.
A organização coletiva nacional culminou com a realização da 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude. A Conferência contou com a participação de milhares de jovens através das conferências livres ou de forma irreverente escrevendo um poema, redigindo uma música o que na verdade incentiva à produção sobre juventude.
Segundo Tony Sechi, secretário Nacional da JSB, a Conferência é fundamental para o futuro do Brasil. “Temos que consolidar o tema e despertar o poder público para o assunto, que é transversal e dialoga com as políticas de governo como educação, saúde, moradia, esporte, cultura entre outros”.
Para a 3ª Conferência Nacional de Juventude é preciso retomar a mobilização dos jovens de todo país. Para a JSB, é hora de barrar os retrocessos dos últimos anos. “É preciso mobilizar ainda mais jovens, para fortalecer esse processo democrático e, consequentemente, fortalecer a JSB, apresentando nossa visão e nossas propostas para o Brasil”, destacou Tony.
O que é a Conferência Nacional de Juventude?
Uma Conferência convocada pelo poder público é uma ferramenta própria de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. Trata-se de um momento de reflexão que permite avaliação de ações realizadas anteriormente e o aprofundamento da discussão a respeito dos temas propostos.
Uma Conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma Conferência nacional é resultante de outras diversas Conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual e federal. Conferências nacionais são, dessa forma, grandes fóruns organizados, em que os diversos segmentos da sociedade debatem, por meio de metodologia específica, todas as políticas públicas do país que sejam referentes aos temas discutidos.
Nesse sentido, a Conferência Nacional de Juventude é um dos principais espaços de encontro da juventude brasileira. É onde se troca experiência, se conhece pessoas de realidades diferentes, de sotaques diversificados e ideias transformadoras. Pessoas que lutam pelos seus direitos e por aqueles que buscam sair da invisibilidade das políticas públicas. É, assim, um momento de reflexão sobre a realidade da juventude no Brasil.
Confira o calendário:
I – Etapas Livres: de 01 de Maio de 2015 a 31 de outubro de 2015;
II – Etapas das Juventudes de Povos e Comunidades Tradicionais: de 01 de junho a 31 de outubro de 2015;
III – Etapas Municipais, Regionais e Territoriais: de 01 de junho de 2015 a 07 de setembro de 2015;
IV – Etapas Estaduais e do Distrito Federal: de 11 de setembro a 31 de outubro de 2015;
Mais informações podem ser solicitadas pelo email [email protected]
Para fazer o download da cartilha acesse o link:
http://goo.gl/3bOUmL