No último final de semana foi realizada no Amapá a 3ª Conferência Estadual de Juventude do Partido Socialista Brasileiro do Estado. O evento foi promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv) na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e reuniu cerca de 200 delegados dos municípios.
A organização da Conferência buscou estimular a participação dos jovens durante todo o momento do evento, com discussões, exibição de filmes e shows musicais.
"Vim de longe para participar do encontro, porém não foi cansativo devido à dinâmica e às atividades que fizeram com que a gente se distraísse e participasse de todos os processos", declarou Pedro Paulo Rabelo, 14 anos, do município de Cutias do Araguari.
Os jovens estiveram presentes em todos os momentos da Conferência, que iniciou no sábado pela manhã com mesa de abertura, com participação de representantes do Poder Legislativo do Estado e do município de Macapá, do Movimento Jovem Cultural, Coletivo Palafita, do governador do Estado, Camilo Capiberibe, do secretário da Sejuv, Alex Nazaré e da representante da Secretaria Nacional da Juventude, Luciana Soares.
O Estado do Amapá, segundo Luciana Soares, foi um dos poucos que conseguiu realizar todas as conferências municipais.
"A participação de todos superou a minha expectativa, visto que a Conferência conseguiu chegar até os 16 municípios e também às comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas", enfatizou.
Durante o primeiro dia de Conferência, os jovens amapaenses participaram de atividades culturais, aprovaram o regimento interno, assistiram a palestras e fizeram parte das discussões de propostas para a plenária, que decidiu quais as prioridades farão parte das políticas públicas do Estado e que irão para a Conferência Nacional, que acontecerá entre 9 a 12 de dezembro de 2011, em Brasília.
Para o secretário da Sejuv, Alex Nazaré, a 3ª Conferência serviu para a juventude mostrar todo o seu conhecimento nas diversas áreas, sugerindo e expondo seus anseios.
"A juventude tem vontade, quer participar e possui um grau de intelectualidade necessário para inserir-se no espaço político. Ela deseja expressar todo o seu conhecimento a respeito de suas necessidades. Estamos juntando os 16 municípios do Estado para uma unificação de consensos onde todos terão vez e voz", ressaltou.
Discussão de propostas
Diversos temas foram debatidos entre os participantes nos dois dias de evento, como: educação, trabalho, cultura, comunicação, cidadania, campo, transporte público, meio ambiente, povos tradicionais, saúde, esporte e lazer, tempo livre, segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos, fortalecimento institucional, gênero e juventude e acessibilidade.
De acordo com a estudante Elizama Trindade, de 15 anos, que fez parte do grupo que discutiu sobre Juventude e Comunicação, o jovem precisa ter voz e liberdade na comunicação.
"Nossa participação mostra que o evento é democrático para todas as idades. O que precisamos é de mais liberdade de expressão nos veículos de comunicação", relatou.
Plenárias e eleição de delegados nacionais
Cada um dos temas foi debatido nas diversas salas da Unifap. Várias propostas sugeridas pelos participantes foram escolhidas na plenária final e serem inseridas no Plano Estadual de Políticas Públicas para Juventude.
Dezenove delegados foram eleitos, e destes, quatro já haviam sido escolhidos, sendo que dois foram selecionados pelas comunidades tradicionais e dois pelo Território da Amazônia. Os outros 15 foram eleitos na plenária da 3ª Conferência.
Lista dos delegados eleitos:
Ariadner Marrone Vasconcelos – Serra Do Navio
Claudileia Lima Rodrigues – Laranjal Do Jari
Marcus De Morais – Macapá
Jefferson Costa Pinto – Laranjal do Jari
Michel Costa Santos – Macapá
Ruan Penha Silva – Tartarugalzinho
Adrielly Trindade de Almeida – Macapá
Leandro Pantaleão Oliveira – Pracuúba
Willian Ferreira Duarte – Macapá
Luana Bezerra – Macapá
Thainan Suellen Santos – Macapá
Lilia Ramos Oliveira – Oiapoque
Edivan Andrade da Silva – Vitória do Jari
Franciele Ferreira Santiago – Santana
Anden Cristopher Moreira – Ferreira Gomes
Suplentes:
Rafael Chisthopher Sarmento – Macapá
Adriano Carlos Rezes Monteiro – Mazagão
Ernanes Da Silva Palmeira – Macapá
Lorhama Barbosa Nasciment – Oiapoque
Kadison Soares Santos – Itaubal