O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) defendeu um papel mais ativo da União no combate ao crime organizado no Brasil. Ele cobrou avanços na proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2023), que prevê a incorporação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) à Constituição e uma maior articulação entre as esferas de governo. Kajuru ressaltou que o projeto está em negociação há quase um ano e afirmou que é fundamental centralizar a coordenação das ações pela União, especialmente diante do aumento do crime transnacional.
“O crime está organizado. Precisamos, com urgência, organizar também nossa resposta para combatê-lo. Não podemos mais ficar parados enquanto os criminosos usam submarinos para traficar drogas”, alertou em pronunciamento, nesta terça-feira (1º).
O parlamentar destacou a apreensão de seis toneladas e meia de cocaína em um submarino que partiu do litoral brasileiro com destino à Europa como exemplo da gravidade da situação. Kajuru afirmou que há suspeitas de envolvimento do PCC e de máfias italianas no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro no país.
“A constatação de que máfias italianas estão usando o Brasil para lavar dinheiro do tráfico de drogas com a ajuda de facções criminosas nativas é mais um atestado do nosso insucesso no combate ao crime organizado”, afirmou.
Com informações da Agência Senado