O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino (PSB), esteve nesta semana, no Porto do Rio Grande para uma reunião técnica com a direção da Superintendência. Além de conhecer a infraestrutura do complexo portuário, o Ministro verificou a conclusão da obra de ampliação dos Molhes da Barra. Ao final da visita, ele recebeu do Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, o projeto conceitual para a expansão do porto gaúcho na Ilha do Terrapleno.
Leônidas Cristino chegou a Rio Grande acompanhado do Secretário de Infraestrutura da Secretaria de Portos, Fernando Victor Carvalho. Eles foram recepcionados pelos Diretores da SUPRG e pelo Diretor de Logística e Integração da Seinfra, Álvaro Woiciechoski e o assessor do Secretário Beto Albuquerque, Wagner Motta. Após, a comitiva seguiu para uma vista de cortesia ao Prefeito de Rio Grande, Fábio Branco (PMDB-RS). Logo depois, o Ministro fez uma breve visita à Biblioteca Rio grandense.
Na Superintendência do Porto, foi realizada uma reunião de trabalho sobre o panorama atual do setor portuário e os projetos para o porto riograndino.Também, foi realizada uma visita por terra ao cais do Porto Novo com a presença da imprensa e de representantes da comunidade portuária. Além disso, o Ministro conheceu a estrutura do complexo portuário através de um passeio de lancha e foi acompanhado pelo Superintendente em um sobrevoo.
Após a visita ao complexo, o Ministro disse ter confirmado sua expectativa sobre o Porto do Rio Grande. “Eu já sabia da importância que Rio Grande tem no sistema portuário nacional, mas é importante conhecer a estrutura pessoalmente por terra, por mar e ter a visão através de um sobrevoo. Eu saí ainda mais convicto da importância estratégica do Porto do Rio Grande para o Brasil. O governo tem muito interesse de investir aqui. Nesse contexto, precisamos cada vez mais preparar os portos, de maneira que o Porto do Rio Grande esteja inserido nesse cenário”, afirmou.