Durante Sessão Solene, nesta terça-feira (21), em homenagem ao centenário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Plenário da Câmara, o deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR), afirmou que a instituição é um exemplo para o País. De acordo com ele, a universidade sempre pautou sua atuação na tarefa de criar fundamentos éticos e científicos possíveis para a construção de uma sociedade próspera e soberana.
A mais antiga universidade do Brasil foi fundada em 1912, pelo educador e político brasileiro, Victor Ferreira do Amaral e Silva, primeiro reitor da instituição. Considerada a maior criação da cultura paranaense, a UFPR foi eleita símbolo de Curitiba.
Para Leopoldo Meyer, a universidade é orgulho para a população paranaense. O socialista concluiu o curso de Engenharia Civil na UFPR e depois pertenceu ao seu corpo discente. “Durante esse período, pude comprovar o alto nível de professores e funcionários, a dedicação e o compromisso de todos com a qualidade do ensino e dos serviços oferecidos à comunidade”.
Hoje no Brasil existe a consciência que a educação deve preceder qualquer outro investimento. “O que o Parlamento defende hoje já foi feito há cem anos no Paraná com a fundação de uma universidade que fosse capaz de ajudar a construir uma identidade e projeto para o Estado”, afirma Meyer.
A UFPR é hoje uma das cinco maiores universidades federais do País e está entre as oito melhores no ranking de produção científica. Pelo processo do vestibular, a instituição oferece aproximadamente 5 mil vagas, sendo 1.800 para cursos noturnos. Para cuidar dos alunos, a universidade conta com o trabalho de 3.500 servidores técnicos-administrativos e 2 mil professores, dos quais, segundo Meyer, 75% possuem doutorado.
O deputado destacou os serviços comunitários prestados pela instituição de ensino por meio do Hospital das Clínicas – maior hospital público do estado – dedicado a ensino, pesquisa e assistência; da Maternidade Victor Ferreira do Amaral; dos Hospitais Veterinários; do Núcleo de Práticas Jurídicas; da Clínica Odontológica; e do Centro da Visão. “Todos esses serviços atendem com qualidade à população paranaense”, afirmou Meyer.
História
Fundada em 1912, a Universidade Federal do Paraná começou a funcionar como instituição privada. Os primeiros cursos foram: Ciências Jurídicas e Sociais; Engenharia; Medicina e Cirurgia; Comércio; Odontologia; Farmácia e Obstetrícia. Na década seguinte, a instituição foi desmembrada em faculdades, para se reunir novamente num corpo administrativo unificado na década de 1950, quando foi federalizada e se transformou numa instituição pública e gratuita.