O segmento LGBT Socialista, do PSB, em parceria com a Fundação João Mangabeira, promove nesta quarta-feira (29) o diálogo digital “O Fake News da Ideologia de Gênero – Avaliação, as estratégias e desafios de um ano do governo conservador para as pessoas trans no Brasil”.
O evento será realizado a partir das 19h, na sede da FJM, em Brasília. Será transmitido ao vivo pelos Facebooks do LGBT Socialista (www.facebook.com/
A secretária nacional do movimento LGBT, Tathiane Araújo, será a mediadora do bate-papo. Entre os debatedores estão a advogada e voluntária da Igualdade do Movimento de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul Carolina Passolito (RS); o acadêmico em Artes e coordenador da Rede Paraense de Pessoas Trans do Movimento de Travestis e Transexuais do Pará, Raffael do Carmo (PA); e a advogada e presidente do PDT – Diversidade, Amanda Anderson (MS).
O debate ocorre na mesma data em que se celebra o Dia Nacional da Visibilidade de Pessoas Travestis e Transexuais. Criado em 2004, o momento marca a primeira vez na história do país em que travestis e transexuais entraram no Congresso Nacional para debater com os parlamentares sobre a realidade dessa população. Na ocasião, foi lançada a primeira iniciativa pública contra a transfobia, a campanha “Travesti e Respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos”, promovida pelo Ministério da Saúde.
Desde então, o dia 29 de janeiro marca também a realização de uma série de atividades e ações em busca da visibilidade positiva para a população trans, que ainda enfrenta preconceito e exclusão na sociedade.

“Dar a uma pessoa o direito de ser respeitada de acordo com o nome e o gênero que ela reconhece como seu, é dar a ela o direito de ter sua dignidade preservada e ter sua cidadania plena. Exercendo e ocupando todos os espaços sociais”, destaca a socialista, uma das militantes que protagonizou a campanha em 2004.
Segundo dados da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, o país é o campeão em assassinatos de pessoas desse público no mundo. Esta realidade existe desde o início da catalogação feita pela Redetrans há quatro anos.
SERVIÇO
Quando: 29 de janeiro de 2020 (quarta-feira), às 19h
Onde: Sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília (Setor de Habitações Individuais Sul – Qi 5 Conjunto 2 Casa 2 – Brasília, DF)