O candidato socialista ao governo do Amapá, João Capiberibe , afirmou nesta quinta-feira (25), durante debate da Rede Amazônica, que irá investir na formação continuada de professores e instalar internet wi-fi em todas as escolas do Estado.
Para a área da Educação, Capi propôs ainda descentralizar o orçamento das escolas, o que dará maior autonomia às unidades educacionais, além de permitir a dinamização da economia local.
“Eu tenho propostas para descentralizar o orçamento para as escolas. Elas vão ter recursos para comprar a merenda regionalizada no entorno da escola, inclundo as frutas. Esses recursos circulando no entorno da escola vão dinamizar a economia local. Vão comprar das mercearias, das batedeiras de açaí e isso nós vamos fazer”, disse.
“Vamos valorizar, como sempre fizemos, nossos professores. Garantindo a formação continuada a esses mestres. Vamos colocar wi-fi com internet aberta em todas as escolas com mediação dos professores. Eu construí, 78 escolas nos meus anos de governo, universalizamos o ensino médio e o fundamental”, afirmou Capiberibe.
O socialista criticou as grandes filas e o atendimento do Hospital de Emergências, que classificou como “praça de guerra”. Uma de suas propostas de governo é construir um prédio onde funcionará o novo hospital destinado a atender pacientes que necessitam de pronto-atendimento.
Capi propôs o uso de um hospital de campanha do Exército enquanto o novo hospital estiver em construção.
“O povo está sofrendo no Hospital de Emergências, eu estive lá, é uma praça de guerra. É uma tormenta, um sofrimento atroz. Isso precisa ser resolvido, eu vou resolver esse problema grave que o povo está vivendo”.
“Estive com o ministro do Exército, conversando sobre a possibilidade de deslocar um hospital de campanha, e o ministro se mostrou aberto a essa ideia, e nós vamos fazer isso a partir de janeiro, para resolver de imediato”, destacou.
Capiberibe concorre com o atual governador do Estado, Waldez Góes (PDT), que tenta a reeleição. De acordo com a mais recente pesquisa Ibope, Capi está com 53% das intenções de voto, enquanto o pedetista aparece com 47%.
Senador eleito em 2010, Capiberibe tenta se eleger governado do Amapá pela terceira vez. O socialista já governou o Estado por dois mandatos consecutivos entre 1995 e 2002. Zootecnista, Capi também foi prefeito de Macapá.
Com informações do G1