
Foto: Facebook/Daniel Pereira
Rondônia está entre os Estados com o menor índice de crimes violentos letais e intencionais. Entre janeiro e agosto, houve queda na taxa de mortes violentas de 2.63 para 1.04 no Estado.
O índice representa, em números absolutos, 19 mortes por 100 mil habitantes, o terceiro menor do país, superior apenas aos estados de São Paulo (0.57) e Santa Catarina (0.78)
As informações são do Monitor da Violência, do portal de notícias G1, com base em dados oficiais. O levantamento considera todos os homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte.
“Estamos baixando sensivelmente os índice de violência em Rondônia, e vamos baixar ainda mais. Rondônia está na contramão dos dados que apontam para Norte e Nordeste como os estados historicamente mais violentos do país”, disse esta semana o governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), em entrevista a uma rádio local.
“Isso é um sinal de todo o investimento que fizemos. Motivamos a política militar, a política civil, a polícia técnica e o corpo de bombeiros com investimentos e mudanças na forma de trabalho e de execução das atividades”, afirmou o governador.
Pereira destacou algumas das ações feitas na área de segurança pública, como a implantação de um sistema de análise criminal, que vai permitir acompanhamento diário de informações e dados sobre crimes por profissionais e gestores públicos da área.
Também está em fase de implantação câmaras de leitura de placas de veículos para ajudar no combate a furtos e roubos de carros.
O governador também disse que, até o fim do ano, vai ampliar de 10 para 20 as chamadas patrulhas Maria da Penha e que busca recursos para a construção da Casa da Mulher para acolher mulheres vítimas de violência doméstica.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional