A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) relatou em plenário, na terça-feira (23/04), uma série de investimentos nas áreas da saúde, transporte e energia, realizados pelo governo do Estado da Bahia. Entre os projetos já executados e os ainda em andamento, a parlamentar destacou o acordo para a retomada das obras do metrô de Salvador.
O contrato entre o governo baiano e prefeituras visa a implantação e operação do Sistema Metroviário, por meio de concessão patrocinada no Programa de Parceria Público-Privada (PPP), abrangendo a construção da linha 2 do metrô e conclusão da linha 1, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas, com extensão total de cerca de 36 quilômetros.
A senadora lembrou que o projeto do metrô teve início em 1985 e que se transformou numa “novela trágica” que se arrasta desde então, especialmente últimos 12 anos. “O projeto foi abandonado e, apesar dos gastos já realizados com recursos públicos, [a obra] é retomada para um outro projeto completamente diferente”, explicou.
Gasoduto – Lídice da Mata registrou também o anúncio do lançamento do edital de licitação do gasoduto Itabuna-Ilhéus. Um investimento de R$ 45 milhões foi feito pela Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), com extensão de 30 quilômetros entre as duas cidades. O início das obras está marcado para setembro deste ano, e a conclusão prevista para o segundo semestre de 2015. “Grandes indústrias dessa região já estão optando pelo uso do gás natural como combustível. Essa obra permitirá a oferta de um combustível mais barato e acessível”, afirmou a senadora.
Hospital – A parlamentar ainda destacou a terceira premiação internacional concedida ao governo da Bahia pelo projeto do Hospital do Subúrbio de Salvador. O prêmio foi entregue na semana passada, em Washington, pelo Banco Mundial, que classificou o hospítal entre os dez melhores projetos de PPP da América Latina e do Caribe.
A unidade de saúde é um hospital geral, público, mas com gestão privada, que dispõe de todas as especialidades, além dos atendimentos de urgência e emergência. Inaugurado há dois anos, o hospital beneficia cerca de 1 milhão de habitantes de todo o subúrbio, além da população de vários bairros e municípios da Região Metropolitana de Salvador.