A Senadora Lídice da Mata (PSB/BA) apresentou na última quarta-feira (27), no Senado, moção parabenizando Salvador pelos 464 anos de fundação que será comemorado na sexta-feira, 29 de março. “ Primeira Capital de nosso Brasil, hoje uma metrópole de quase três milhões de habitantes, terceira capital mais populosa do país. Salvador é conhecida internacionalmente pelo seu carnaval, festas populares e pelo mais importante patrimônio edificado barroco das Américas, tombado pela UNESCO, em 1985, como Patrimônio da Humanidade”, destacou.
A senadora destaca na moção que Salvador é a cidade mais negra do mundo fora da África! “Mais de 80% da população é afrodescendente. A comida, a religião, a cultura, a música, a dança e a arte provenientes dos povos africanos são manifestações que marcam fortemente a identidade histórica e a face reconhecida pelos brasileiros e pelos povos de todo o mundo da cidade de Salvador”.
Refere-se também ao fato de Salvador estar inserida como um dos mais importantes pólos turístico do país pela sua história, cultura e belezas naturais. “Convém ressaltar o empenho da Secretaria de Turismo e a Bahiatursa, órgãos oficiais de turismo do estado, na divulgação da cidade no Brasil e no exterior. Hoje Salvador oferece várias modalidades de turismo, a exemplo de turismo étnico-afro, turismo náutico, turismo cultural e turismo de negócios”.
Mesmo nessa data festiva de acordo com a Senadora é preciso que se diga também que Salvador é uma cidade que terá de superar muitos pontos críticos que hoje dificultam o seu desenvolvimento social, político e econômico, condição indispensável para a melhoria da qualidade de vida da população, propiciando a todos os soteropolitanos a alegria e o bem-estar de viver em seu espaço urbano.
Lembrou que Salvador é uma das doze cidades-sedes da Copa de 2014 e também da Copa das Confederações que será realizada entre 15 e 30 de junho de 2013.”Grandes esforços vem sendo desenvolvidos pelo Governo Federal e Estadual em apoio à Prefeitura Municipal. Destacamos entre esses esforços a conclusão da Arena Fonte Nova. O empreendimento é uma Parceria Público- Privada entre o Governo do Estado e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP) concessionária formada pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos e OAS. Com capacidade para 50.000 pessoas terá sua inauguração num certamente histórico BA-VI, no próximo domingo dia 07 de abril”.
Como prefeita que fui, com muito orgulho, de minha cidade, hoje senadora, renovo aqui nesta moção que apresento ao Senado Federal meu compromisso, que é um compromisso de vida para que enfim Salvador se torne realmente, além de cidade-mãe do Brasil, uma cidade-mãe para os soteropolitanos e de todos que a visitam e a admiram.